Conheça a Rede de Combate ao Câncer de Rancharia - SP
A Rede de Combate ao Câncer de Rancharia é uma entidade, sem fins lucrativos, com sede na Rua dos Operários, nº. 1.487 em Rancharia, foi fundada em 26 de novembro de 1981, seguindo o exemplo das Voluntárias da Fundação “Antonio Prudente”, mantenedora do Hospital do Câncer de São Paulo, inicialmente como “Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rancharia”, haja vista, ter sido criada por voluntárias, com os objetivos da prevenção do câncer e da assistência às portadoras da doença, a exemplo da Senhora Carmem Prudente, que visitou e incentivou o trabalho inicial da Entidade. A necessidade do projeto para a comunidade, nasce da importância dos cuidados com a saúde seguindo a linha da prevenção, proporcionando à população esclarecimentos sobre o “Câncer”, bem como dos tratamentos disponíveis. Durante vinte anos trabalharam em prol dos doentes de câncer, quando espelhados em outras organizações similares, foi alterado seu estatuto e excluída a palavra ‘feminina”. Em 24 de julho de 2.000, a instituição passou a chamar-se Rede de Combate ao Câncer de Rancharia, composta agora por Sócios e voluntários de ambos os sexos, preocupados em trabalhar pelo próximo, em especial pelo portador de câncer.
Forma de Organização:
A Rede de Combate ao Câncer de Rancharia, é uma organização não governamental, composta por Assembleia Geral, Diretoria, Conselho Fiscal, e ainda, funcionários, sócios e voluntários, todos preocupados em trabalhar pelo próximo, em especial pelo portador de câncer. De acordo com seus Estatutos, o mandato da Diretoria e Conselho Fiscal será de 02 (dois) anos, podendo haver uma reeleição.
Abrangência Territorial do Projeto:
Município deRancharia/SP, incluindo os Distritos de Agissê, Gardênia e dois assentamentos.
Atendimento Médico – Oncologia:
O atendimento médico abrange o município de Rancharia, incluindo os Distritos de Agissê e Gardênia, a zona rural, os assentamentos e os municípios de João Ramalho, Quatá, Nantes, Iepê e outros, sendo referência no atendimento de pessoas portadoras de câncer, atendendo uma população aproximada de 80.000 habitantes.
Áreas das atividades da organização social – Serviços Ofertados – Principais Objetivos.
- AÇÕES E SERVIÇOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
- ATENÇÃO AMBULATORIAL - SETOR MÉDICO/ONCOLOGIA:
- SERVIÇO SOCIAL/SAÚDE:
- ATENDIMENTOS REALIZADOS: Os serviços e ações em promoção de saúde realizados foram totalmente gratuitos aos usuários.
– Média mensal dos atendimentos realizados e número de pessoas atendidas:
- Atendimento Médico - Consultas: 80 usuários
- Atendimento Social: 60 usuários
- Atendimento de Transporte local: 10 usuários
- Fonte de Recursos Próprios:
- Promoções, Doações e Contribuições mensais de colaboradores.
Hoje a Rede conta com um voluntariado misto, o que levou muitos casais a abraçar esta causa tão árdua, mas gratificante.